Buscar
  • Tomaz Moreira

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Neste 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o Brazil Forum UK recomenda o documentário Holocausto Brasileiro, baseado em livro homônimo da jornalista @daniela.arbex. O documentário conta a história do hospital Colônia, em Barbacena/MG, que recebia diariamente, além de pacientes com diagnóstico de doença mental, homossexuais, prostitutas, mães solteiras, meninas consideradas problemáticas, mulheres que haviam perdido a virgindade antes do casamento ou engravidadas pelos patrões, pessoas em situação de rua, e várias outras pessoas consideradas fora dos padrões sociais. Mais de 60 mil pessoas morreram no local, que ficou marcado como símbolo do horror perpetrado em hospitais psiquiátricos por todo o país.


Para denunciar as várias violações sofridas por pessoas com transtornos mentais nestas instituições, profissionais de diversas formações, associações de usuários e familiares e instituições acadêmicas criaram o Movimento da Reforma Psiquiátrica. Com o lema “por uma sociedade sem manicômios”, a luta antimanicomial promoveu uma revolução nas políticas de saúde mental do país, promovendo a substituição dos hospitais psiquiátricos por serviços abertos, comunitários e territorializados.


Conhecer a história das violações cometidas é essencial para evitar o retorno de uma política excludente e violadora de direitos. Além do documentário, você também pode conhecer mais sobre a luta antimanicomial na página da @renila2020, a Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, que está organizando diversos eventos em comemoração ao 18 de maio.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo