Pandemia e infodemia - teorias de conspiração e vacinação: impactos nas minorias brasileiras

10/6 14h BR | 18h UK

Dia 10/06, quinta-feira, às 14h (Horário de Brasília), teremos o painel "Pandemia e Infodemia - teorias da conspiração e vacinação, impactos nas minorias brasileiras". A mesa será composta por Altaci Kokama, Rômulo Neris e Elaine Nascimento, com mediação por Nathalia Ribeiro. A desinformação tem sido um dos maiores desafios da saúde pública no Brasil na prevenção e tratamento da Covid-19. No meio do caos pandêmico, a comunicação clara, eficiente e principalmente verídica, se tornou um desafio, o que agravou a saúde dos brasileiros e impactou fortemente as minorias. Com isso, houve um aumento da desigualdade, e a maioria das vidas perdidas é das populações periféricas, negras e dos povos originários. 

 

Isso sem mencionar o desalinhamento entre as esferas governamentais em determinar uma gestão da saúde eficaz, que é outro fator responsável pelas mais de 472.531 mortes (Dados do Governo Federal brasileiro de 5 de Junho de 2021).

 

Baseado nesse contexto, compreender e evidenciar o impacto da pandemia e da gestão da saúde pública nas vidas dos brasileiros marginalizados é uma emergência, e um desafio que vamos enfrentar no debate do Fórum. Além disso, temas como as teorias da conspiração e as “fakes News” disseminadas durante a pandemia também serão enfrentadas.

D1.png

PAINELISTAS

Altaci Kokama

Altaci Rubim.png

Elaine Nascimento

Elaine Nascimento.png

Rômulo Neris

Rômulo Leão Silva Neris.png

Moderação

02.-organizadores-comunicação-Nathalia-m

Nathalia Ribeiro

London Met

MSc. in Health and Social Care Management and Policy